"Veredas" da música

 

 Por «veredas» da música anda também o cinema. Mas nem todos os realizadores de primeira grandeza souberam sempre entender a linguagem dos sons como entendiam a das imagens. A música foi a continua a ser ainda, em muito bons filmes, quase só um acidente da banda sonora, decorativo, desprovido de uma função estruturante.

Creio que, de uma maneira geral o cinema português se tem mantido a margem desta   problemática, um tanto indiferente às  experiências históricas de  Eisenstein –Prokofieff, à critica, já dos anos  quarenta, de Adorno -Eisler, enfim, ao próprio Charlot para não falar dos casos mais recente de um Visconti ou de um Kubrick.  

Choca-me sobretudo a insensibilidade dos nossos realizadores em relação à expressão musical. Ou por falta de informação ou por falta de imaginação, ignoram positivamente os aspectos mais ricos e mais profundos da música como herança histórica de uma cultura europeia e de uma cultura portuguesa (feita de música também, embora haja quem não dê por isso...) e desconhecem as possibilidades reais que a produção musical hoje lhes pode oferecer (dentro e fora das nossas fronteiras).

Mas «Veredas»,de João César Monteiro, é outra coisa. Ali temos na música o mesmo rigor de concepção que dita as imagens. Temos o Francisco Domingos, que é a própria voz das nossas raízes étnicas, cantando em dialecto mirandês, acompanhado pelo «lato» (uma espécie de guitarra, que ele construiu a partir da carcaça de latão de uma máquina de sulfatar -- soube-o eu pelo J.C.M.). Temos música profana medieval fonte remota do nosso património musical, tanto «erudito» como  «popular».          

Temos a breve «homenagem»a Visconti (ao que parece, não só a Visconti) através do 1º tema da 7ª Sinfonia de Bruckner: a mesma carruagem de «Veredas» e do «Sentimento», em situações completamente diferentes. Temos aquele «Toca com a certeza de que tens todo o tempo e todo o espaço» que nos lança para  Stockhausen (a frase é extraída da série de  «partituras» verbais deste último: lembrou-mo o J.C.M.). Temos, enfim, em geral, a atenção ao som: na «magia» das mulheres saltitando em torno da fogueira, na faladas euménides, no tear, nos «ruídos da natureza», etc., etc.

E temos isso tudo organizado, dentro de um mesmo projecto coerente. A aproximação demonstrada, neste filme (a ver, a rever e a repensar), entre as origens longínquas da nossa, cultura, da nossa humanidade – a Grécia -, o «discurso» do homem português rural mais enraizado e « mais autêntico», o romanceiro tradicional, e o «vanguardismo» (no sentido mais nobre do termo) de Maria Velho da Costa, tem de certo modo correspondência na aproximação dos diferentes planos musicais.

Para confrontar duas situações extremas, dir-se-ia que a música implícita no apelo de  Stockhausen está tão naturalmente na música de Francisco Domingues como está nas suas palavras o texto de Maria Velho da Costa.

 

Mário Vieira de Carvalho

Publicado no jornal Diário de Lisboa, a 6/12 de Maio de 1978